Prefeitura vai empossar 700 novos conselheiros escolares

Eleição para o Conselho Escolar mobiliza rede de ensino de Itabuna
Secom/Wilson Oliveira

Setecentos Conselheiros Escolares eleitos nas escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino de Itabuna para o biênio 2016/2018 serão empossados na sexta-feira, dia 15. A posse ocorrerá em cada unidade escolar dentro do prazo estabelecido em edital eleitoral, que respeita a Lei que instituiu Conselho Escolar, e que determina a posse em até 15 dias após a eleição. Na oportunidade também serão definidos os cargos que compõe os Conselhos que são presidentes, vices presidentes e secretários.

Segundo a assessora técnica-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SEC) para os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino, Inês Sobrinho da Silva Pereira, cada escola terá programação individual. Mas terá de cumprir o prazo, até o dia 22 deste mês, para empossar e eleger os cargos de presidente, vice-presidente e secretário.

No próximo dia 25, às 17 horas, a Secretaria Municipal da Educação prepara a posse simbólica que contará com a presença do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. A solenidade ocorrerá na quadra esportiva do Instituto Batista Teosópolis na Rua Duque de Caxias, nº 44, bairro da Conceição. A solenidade terá a presença da secretária de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, e de assessores técnico-pedagógicos da SEC.

A eleição para os Conselhos Escolares ocorreu no dia 8 passado em 99 unidades escolares. Em cada unidade foram eleitos dois representantes de cada segmento – pais, alunos, professores e funcionários. O primeiro mais votado ficará como conselheiro titular enquanto o segundo como suplente.

O Conselho Escolar representa a democrática gestão escolar, visto que a sua composição abarca todos os segmentos essenciais ao funcionamento de uma escola. “Portanto, se o Conselho efetivamente tomar para si os papéis de agente fiscalizador, de consultor, de acompanhamento e de apoiador da gestão escolar, certamente, teremos processos mais transparentes e mais participativos na construção da escola de qualidade”, afirma a secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento.